O
terceiro dia de trabalho da reunião Comenius na localidade finlandesa de
Suodenneimi começou com um roteiro por
várias escolas da região onde foi possível aos professores presentes terem um
panorama de todo o ensino público finlandês. O percurso iniciou-se numa escola
primária, com um departamento específico para alunos com necessidades
especiais, onde foi possível observar várias aulas a decorrer e o modo como as
mesmas funcionam. Foi sobretudo possível constatar que os alunos são desde
muito cedo responsabilizados pelos equipamentos e espaços da escola que
utilizam e estes têm de ser utilizados responsavelmente e devolvidos como
inicialmente após o seu uso. Além disso os sistemas de organização postos em
práctica permitem garantir o respeito pelos espaços da escola pois os alunos
são acompanhados por professores e assistentes que os acompanham durante as
aulas e os descansos.
A
visita continuou numa escola profissional, muito semelhante à nossa, onde, uma
vez mais, foi possível visitar alguns espaços de aula, interagir com os alunos
e visitar as oficinas mecânicas dos cursos tecnológicos. Uma vez mais a
qualidade da escola é garantida logo desde o momento inicial da presença do
aluno na mesma com uma responsabilização muito grande do aluno pelo espaço da
escola. Os equipamentos existentes para aulas prácticas exigem manutenção e
cuidados específicos que são levados a cabo pelos alunos e deste modo garantir
o bom funcionamento dos mesmos.
Por
último visitou-se um liceu, com aulas do 5º ao 9º ano de escolaridade, onde se
visitaram salas de aula, assistiram a aulas a decorrer e se realizou depois uma
visita ao planetário da escola. Aqui foi ainda possível, em conversa com o
director da escola, entender outros aspectos do sistema educacional em
práctica, nomeadamente os sistemas para combater a violência na escola, onde os
alunos são identificados e muito cedo afastados dos outros alunos para não
provocarem distúrbios; do sistema de financiamento da educação, sendo que o
dinheiro é atribuído e distribuído pelas autarquias em função das necessidades
das escolas, promovendo uma competitividade positiva entre agrupamentos; e,
voltando a insistir na relação entre alunos e escola, foi explicado como a responsabilização
dos alunos leva a que menos fundos tenham de ser investidos na manutenção
corrente das escolas, desde a limpeza à substituição de equipamentos, o que
leva a que esses fundos possam ser investidos em novos e melhores equipamentos
ou renovações.
O
percurso acabou junto a uma torre de observação da natureza onde foi possível
constatar a beleza da paisagem circundante.
Uma curiosidade, nas escolas finlandesas todos os alunos entram, tiram casacos e sapatos que deixam ordeiramente arrumados em espaços preparados para o efeito e apenas depois se deslocam para as salas de aula.
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