quarta-feira, 1 de outubro de 2014

4a Reunião Projecto Comenius

O terceiro dia de trabalho da reunião Comenius na localidade finlandesa de Suodenneimi começou com  um roteiro por várias escolas da região onde foi possível aos professores presentes terem um panorama de todo o ensino público finlandês. O percurso iniciou-se numa escola primária, com um departamento específico para alunos com necessidades especiais, onde foi possível observar várias aulas a decorrer e o modo como as mesmas funcionam. Foi sobretudo possível constatar que os alunos são desde muito cedo responsabilizados pelos equipamentos e espaços da escola que utilizam e estes têm de ser utilizados responsavelmente e devolvidos como inicialmente após o seu uso. Além disso os sistemas de organização postos em práctica permitem garantir o respeito pelos espaços da escola pois os alunos são acompanhados por professores e assistentes que os acompanham durante as aulas e os descansos.

A visita continuou numa escola profissional, muito semelhante à nossa, onde, uma vez mais, foi possível visitar alguns espaços de aula, interagir com os alunos e visitar as oficinas mecânicas dos cursos tecnológicos. Uma vez mais a qualidade da escola é garantida logo desde o momento inicial da presença do aluno na mesma com uma responsabilização muito grande do aluno pelo espaço da escola. Os equipamentos existentes para aulas prácticas exigem manutenção e cuidados específicos que são levados a cabo pelos alunos e deste modo garantir o bom funcionamento dos mesmos.

Por último visitou-se um liceu, com aulas do 5º ao 9º ano de escolaridade, onde se visitaram salas de aula, assistiram a aulas a decorrer e se realizou depois uma visita ao planetário da escola. Aqui foi ainda possível, em conversa com o director da escola, entender outros aspectos do sistema educacional em práctica, nomeadamente os sistemas para combater a violência na escola, onde os alunos são identificados e muito cedo afastados dos outros alunos para não provocarem distúrbios; do sistema de financiamento da educação, sendo que o dinheiro é atribuído e distribuído pelas autarquias em função das necessidades das escolas, promovendo uma competitividade positiva entre agrupamentos; e, voltando a insistir na relação entre alunos e escola, foi explicado como a responsabilização dos alunos leva a que menos fundos tenham de ser investidos na manutenção corrente das escolas, desde a limpeza à substituição de equipamentos, o que leva a que esses fundos possam ser investidos em novos e melhores equipamentos ou renovações.


O percurso acabou junto a uma torre de observação da natureza onde foi possível constatar a beleza da paisagem circundante.

Uma curiosidade, nas escolas finlandesas todos os alunos entram, tiram casacos e sapatos que deixam ordeiramente arrumados em espaços preparados para o efeito e apenas depois se deslocam para as salas de aula.










Sem comentários:

Enviar um comentário